Gerrit Thomas Rietveld (1888 – 1964) nasceu em Utrecht, na Holanda, e era filho de um fabricante de armários. Desde muito cedo, aos 11e anos de idade, foi trabalhar com o pai em sua marcenaria, abrindo seu próprio estabelecimento, em 1917, com o objetivo de desenvolver novas formas para os mobiliários.
Nessa época, criou o protótipo da famosa poltrona RED BLUE, executada originalmente em madeira natural e que, mais tarde e sob a influência do movimento “De Stijl”, foi pintada nas cores primárias inspiradas em Mondrian, também colaborador do movimento.
Rietveld foi o primeiro a aplicar os princípios deste movimento na arquitetura, projetando em 1924 a residência Schröder, localizada em sua cidade natal, um marco da arquitetura moderna e representação perfeita das idéias e conceitos definidos pelo movimento “De Stijl”.
Durante esse período, se tornou um dos primeiros membros efetivos do movimento até a sua dissolução em 1931. Foi colaborador de uma revista que circulou até meados de 1928 e que disseminava os ideais desse movimento. Neste mesmo ano, rompeu com o grupo neoplástico e fundou o CIAM – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna-, o que expandiu mais ainda a sua fama pelo mundo.
No decorrer dos anos, tornou-se cada vez mais interessado no papel social da arquitetura, estudando métodos de produção mais baratos, novos materiais, pré-fabricação e padronização. Em 1927, ele já estava experimentando lajes de concreto pré-fabricadas – um material muito incomum naquela época.
Em virtude da recessão econômica do período histórico da década de 30 – conhecido como a Grande Depressão – procurou desenvolver também móveis com componentes de fabricação mais baratos. Autor de vários projetos e novos conceitos, também foi professor de Arquitetura em Amsterdam entre 1944 e 1955, tornando-se membro da Federação Holandesa dos Arquitetos em 1964 – no mesmo ano em que veio falecer.
Entre seus projetos estão a famosa Cadeira ZIG-ZAG, composta por apenas 4 placas de madeiras, projetada em 1932; das Row-Houses, também em Utrecht ( 1931-1934 ); o Pavilhão Holandês na Bienal de Veneza ( 1954 ); o Pavilhão da Escultura no Museu Kröller-Müller, em Otterloo, província de Güeldria e o Museu Van Gogh em Amsterdam.