Poul Kjærholm

Poul Kjærholm (1929-1980) nasceu na Dinamarca e graduou-se na Escola de Artes e Ofícios de Copenhagen, em 1952. Passou a lecionar e sua carreira acadêmica o levou a professor na Royal Danish Academia de Belas Artes, em 1959, a chefe do Instituto de Design da Royal Danish Academy of Arts, em 1973, e, finalmente, a professor em 1976.

Kjærholm desenvolveu uma ideologia artística muito cedo. O contraste entre as esculturas e elementos arquitetônicos foi um dos principais responsáveis por esta ideologia. Seu desenho é caracterizado pela elegância e linhas limpas: modesto no meio, mas rico em expressão.

Embora a maioria dos designers contemporâneos de sua época tivesse preferência em trabalhar a madeira como principal elemento, Kjærholm elegeu o aço a sua matéria prima, mas sempre combinado com outros materiais como a madeira, o couro e o mármore. Ele dizia “o potencial construtivo do aço não é a única coisa que me interessa, a refração da luz em sua superfície é uma parte importante do meu trabalho artístico. Considero aço um material com o mesmo mérito artístico da madeira e do couro”.

No início da sua carreira, Kjærholm trabalhou com o fabricante E. Kold Christensen. A parceria resultou em uma extraordinária e mútua colaboração. E. Kold Christensen produziu inúmeras de suas criações até sua morte em 1980. Hoje, uma ampla seleção dessas peças faz parte da produção da Fritz Hansen.

Os trabalhos de Kjærholm são encontrados em diversos museus por todo o mundo, principalmente uma coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York e no V & A Museum, em Londres. Poul Kjærholm recebeu vários prêmios, incluindo dois Grand Prix no Milan Triennale em 1957 e 1960, o Lunning Award em 1958 e o ID Award em 1973.